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Coronel Fabriciano, 14 de novembro de 2024
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A Fábrica de São Pedro e a Microsoft apresentam o projeto “AI-Enhanced Experience”: um verdadeiro “gêmeo” digital do templo, coração do cristianismo, que também pode ser visitado por quem não pode vir a Roma para o Jubileu.
“Decodificar para o homem de hoje, com a ajuda da tecnologia digital, o entrelaçamento de história, arte e espiritualidade que tornam a Basílica única no mundo.” Com essas palavras, o arcipreste da Basílica de São Pedro, cardeal Mauro Gambetti, presidente da Fábrica de São Pedro, apresentou na Sala de Imprensa da Santa Sé, nesta segunda-feira (11/11), o fruto da colaboração entre os responsáveis pela Basílica, coração espiritual do cristianismo, e a Microsoft, uma das empresas de informática mais importantes do mundo.
Durante três semanas, drones, câmeras e lasers capturaram mais de 400 mil imagens de alta resolução dentro da Basílica, que foram usadas para criar um modelo 3D ultra-preciso da igreja mais famosa da cristandade. O AI for Good Lab da Microsoft elaborou dados de fotogrametria da equipe francesa Iconem, aperfeiçoando o gêmeo digital com precisão milimétrica. Os algoritmos de inteligência artificial preencheram as lacunas, melhoraram os detalhes e criaram uma reconstrução virtual perfeita. Uma verdadeira cópia virtual da Basílica construída sobre o túmulo de Pedro, obra-prima da arte e da arquitetura mundial, além de símbolo de Roma.
A partir de 1º de dezembro próximo, imagens geradas por inteligência artificial permitirão a quem se conectar ao site interativo da Basílica visualizar tanto o interior quanto o exterior da Basílica, desfrutando de uma experiência imersiva através de modelos 3D detalhados e um programa educacional inspirado no modelo “Minecraft”. Um gêmeo digital que ajudará os visitantes e peregrinos, mas também permitirá a estudiosos e restauradores explorar o universo policromado do monumento com precisão e detalhes sem precedentes.
“A Basílica de São Pedro: AI-Enhanced Experience”, é o nome do novo projeto, inserido na mais ampla “Missão Digital” lançada pela Fábrica de São Pedro, e baseado em tecnologias de ponta para permitir que peregrinos e visitantes de todo o mundo possam admirar e interagir com a Basílica. Será possível redescobrir a sua história e o seu papel como ponto de referência do cristianismo, bem como o de um precioso tesouro de arte e cultura para toda a humanidade. O lugar onde está sepultado o apóstolo Pietro, o espaço sagrado onde se preserva a arte gerada por gênios como Bramante, Michelangelo, Bernini e Rafael, Maderno e Canova, pode ser explorado e estudado como nunca antes. Uma escolha inovadora desejada pelo cardeal Gambetti que contou com a plena colaboração da Microsoft para abrir as portas da Basílica ao mundo – precisamente por ocasião do próximo Jubileu – e doar a sua espiritualidade, cultura e beleza, mesmo a quem não poderá vir a Roma no Ano Santo.
A inteligência artificial também ajudou a detectar e mapear as vulnerabilidades estruturais da Basílica, como rachaduras e mosaicos faltando, e permitirá uma melhor orientação dos futuros trabalhos de conservação. “Podendo desta forma explorar de perto o mosaico da cúpula – disse Gambetti – identificamos até pequenos ninhos de aranhas que agora serão removidos”.
Duas novas exposições imersivas foram inauguradas por ocasião do Jubileu de 2025 dentro da Basílica. Petros Eni e Petros Eni Octagon, também oferecerão aos peregrinos e visitantes “reais” uma combinação especial de conhecimento histórico e exploração digital, mostrando aspectos importantes da evolução da Basílica ao longo dos séculos.
“A inteligência artificial permite-nos admirar esta Basílica de uma forma única e inovadora nunca vista antes”, disse na Sala de Imprensa Brad Smith, presidente da Microsoft. “Esta parceria, que une instituições e inovação tecnológica, criou uma experiência memorável para todos aqueles que querem aprofundar a história e o significado deste lugar extraordinário. Geramos, também para as gerações futuras, um modelo da Basílica Vaticana que viverá para sempre”.
“Fomos animados por um desejo que não é simplesmente estético ou ligado a uma inovação tecnológica”, explicou o padre Francesco Occhetta, secretário da ‘Fundação Fratelli Tutti’, que coordenou o projeto da Microsoft. “Muitas pessoas estão procurando um espaço sagrado onde possam se encontrar diante de Deus, e a reconstrução digital da Basílica ajudará nesse encontro em todos os cantos do mundo. Por esse motivo, essa visão 3D reconecta a arquitetura sagrada ao corpo de São Pedro e representa uma extensão dele”.
Por último, o cardeal Gambetti disse na Sala de Imprensa da Santa Sé que o vídeo de apresentação do projeto foi mostrado ao Papa Francisco na audiência aos técnicos e parceiros da Fábrica de São Pedro, durante a qual o Pontífice reiterou que a Basílica é “casa de oração para todos os povos” e que deve acolher a todos. O cardeal especificou que a criação da Basílica virtual faz parte de um plano coordenado mais amplo de serviços e atividades de comunicação, que definiu para uma “Basílica em saída”. “Conseguimos iniciar o processo de informatização da gestão documental, dos arquivos e dos recursos humanos da Fábrica”, explicou. “Foram criadas plataformas e aplicativos para oferecer serviços aos peregrinos e visitantes, a fim de melhorar a sua experiência em São Pedro”. “Afinal – concluiu – a Igreja sempre fez isso, tentando comunicar a sua fé no divino através das linguagens da época e do contexto cultural ao qual pertence”.
Fabio Colagrande – Vatican News