Seja bem-vindo!

Coronel Fabriciano, 29 de novembro de 2021

Siga nossas Redes Sociais

Batizados

CATEQUESE BATISMAL

O amor de cristo nos absorve completamente” (2Cor 5,14); “ai de mim, se eu não evangelizar! ” (1Cor 9,16). “Na doação, a vida se fortalece; e se enfraquece no comodismo e no isolamento. De Fato ,os que mais desfrutam da vida são os que deixam a segurança da margem e se apaixonam pela missão de comunicar a vida aos demais”.( Evangelii Gaudium ).Com estas palavras introdutórias do Apostolo Paulo e do Papa Francisco, propomos um itinerário batismal para promover a iniciação à vida cristã daqueles que nascem na fé da igreja .A Catequese Batismal atende a uma necessidade urgente da igreja nos nossos tempos : acolher e integrar efetivamente, na vida comunitária, pais e padrinhos que pedem à igreja o batismo pra os seus filhos e afilhados. O Papa Francisco várias vezes diz que a evangelização é uma obra de arte artesanal, onde prevalecem as atitudes de acolher, acompanhar, discernir e integrar; ou seja, uma ação personalizada, própria de uma “igreja solida” que anuncia o EVANGELHO pela proximidade e pela alegria.

A catequese Batismal está estruturada em quatro etapas, sendo:

  • Primeira etapa – Catequese durante a gestação
  • Segunda etapa – Catequese próxima ao Batismo
  • Terceira etapa – Celebração do Sacramento do Batismo
  • Quarta Etapa – Acompanhamento Pastoral
  • Primeira etapa – Catequese durante a gestação

Visitas na casa das famílias, no qual será abordado temas próprios do período de gestação e da vivencia cristã, como a escolha de um nome cristão para a criança, o valor da vida, entre outros. São encontros organizados de acordo com a possibilidade do tempo que ainda resta antes do nascimento do bebê.

  • Segunda etapa – Catequese próxima ao Batismo

Os encontros são grandes catequeses realizados na casa das famílias, com pais e padrinhos. As famílias que não tiveram possibilidade de participar da primeira etapa, poderão iniciar normalmente a caminhada a partir deste segundo momento. São realizados um encontro por semana em um total de três encontros, para que as famílias e futuros padrinhos tenham tempo de refletir sobre o tema abordado.

  • Terceira etapa Celebração do Sacramento do Batismo

Contempla a celebração batismal.

  • Quarta Etapa – Acompanhamento Pastoral

A quarta etapa, São encontros para serem realizados anualmente no mês do aniversário de batismo dos neófitos. É uma maneira de acompanhar as famílias e o crescimento das crianças até o ingresso na catequese. A catequese batismal da Paróquia Santo Antônio conta hoje com 35 catequistas bem preparados e que atuam em todas as comunidades da paróquia.

ORIENTAÇÕES PARA O BATISMO

O que é sacramento?

Sacramento é um sinal visível de uma graça invisível e tem sua origem na vida e nas palavras de Jesus, ou seja, os Sacramentos celebram o mistério da Morte e Ressurreição do Senhor, unem o povo de Deus e exigem certas respostas daqueles que celebram: a fé em Jesus Cristo, a conversão, o compromisso. Somente assim a graça de Deus pode ser eficaz.

O que é o sacramento do Batismo?

Batismo é o fundamento de toda a vida cristã, a porta de entrada para a vida na comunidade e o acesso aos demais sacramentos. Pelo batismo somos libertados do pecado e regenerados como filhos de Deus, tornando-nos membros de Cristo, somos incorporados à Igreja e Participantes de sua missão.

Quem pode receber o Batismo?

Pode receber o Batismo qualquer criança que não tenha sido batizada. A partir dos sete anos, a pessoa não batizada deve preparar-se, através da Catequese Paroquial, para receber esse sacramento.

Qual é a missão do Padrinho e da Madrinha?

O Padrinho e a Madrinha tem dupla responsabilidade:

  1. orientar o(a) afilhado(a) no crescimento da fé, isto é, se os pais são indiferentes em relação a vida espiritual do filho, a função do padrinho e da madrinha é de intervir e/ou substituir os pais nesta missão.
  2. Amparar o afilhado em caso de doença grave ou de necessidade materiais de seus pais.

Para padrinho e madrinha devemos escolher:

– Pessoas católicas e participantes da comunidade
– Que sejam batizadas, crismados e tenham feito a Primeira Eucaristia
– Pessoas que tenham no mínimo 16 anos e/ou que não sejam idosas
– Pessoas que possuam laços fortes de amizade com a família
– Pessoas casadas no religioso ou solteiras desimpedidas

Onde a criança deve ser batizada?

A criança deve ser batizada na comunidade onde os pais frequentam. Caso se deseja realizar o batizado em outra Paróquia ou comunidade deve-se conversar com o Padre da comunidade de origem e pegar com ele uma autorização por escrita.

É importante dar atenção à escolha do nome da criança?

Claro, o nome é como uma identidade pessoal. Ele marca a pessoa para a vida toda. Por isso, é necessário escolher nomes que tenham um significado especial para os pais ou para a própria criança e não somente porque tal nome está na moda, ou é de um artista ou personagem de televisão, ou nomes que representam outra fé, que não a católica.

Quais os documentos necessários para o batismo?
São necessários a Certidão de Nascimento da criança e o comprovante da preparação de Batismo dos pais e padrinhos.

PARA MARCAÇÃO DO BATISMO

  • São necessários todos os comprovantes de batismo de pais e padrinhos de batismo; padrinhos de consagração ou representação não tem necessidade de fazer o curso de batismo a não ser que queiram.
  • Certidão de nascimento da criança para verificação;
  • Batismo antes da catequese são crianças de 0 a 06 anos de idade, a parti de 07 anos já faz inscrição na catequese.
  • Se os pais pertencem à Paróquia Santo Antônio é necessário o cartão de dízimo, mesmo sendo se não devolve o dízimo tem a taxa de R$ 52,00.
  • Caso for de outra Paróquia tem uma taxa de R$ 52,00.
  • Marcação de batismo de segunda-feira á sexta-feira de 08h00 ás 17h00 na secretaria paroquial.
  • Não há necessidade de autorização de batismo nas regiões a não ser quando pertence à outra Diocese. E se caso outras Dioceses exige a autorização só apresentar o certificado do curso na secretaria que providenciamos