Seja bem-vindo!

Coronel Fabriciano, 23 de fevereiro de 2024

Siga nossas Redes Sociais

Casa Dom Luciano sedia, em 2024, o Encontro Nacional do Ordo Virginum do Brasil
15/12 Notícias da Igreja
Compartilhar

A Casa Dom Luciano Mendes de Almeida, em Brasília (DF), recebe de 24 a 26 de maio de 2024, o Encontro Nacional do Ordo Virginum do Brasil, com o tema “Virgem consagrada: identidade e missão”. Todas as consagradas nas dioceses brasileiras são convidadas a participar do evento, que recebe inscrições de forma on-line, por meio de formulário disponibilizado pelo instituto: inscreva-se aqui.

O Encontro de 2024 tem como objetivos promover e fortalecer a comunhão entre as Virgens Consagradas das várias dioceses do país. Quer também incentivar e assessorar a formação com temas relevantes na vivência da vocação da consagrada para o processo de conversão pessoal e pastoral; fortalecer laços de fraternidade e apoio mútuo; divulgar e formar possibilidades de contribuição recíproca nas atividades do Ordo Virginum, sobretudo na ação pastoral, tendo em vista, também, a opção evangélica preferencial pelos pobres.

Outros objetivos são a promoção vocacional e evangelização pelos meios de comunicação; atualizar dados sobre a presença das consagradas no Brasil; além de celebrar os 54 anos da renovação do Ordo consecrationis virginum, documento promulgado em 31 de maio de 1970, pela então Congregação para o Culto Divino.

Sobre a Ordem das Virgens

O Ordo Virginum constitui uma forma de Vida Consagrada, em conformidade com o cânon 604 do Código de Direito Canônico. Em 2018, foi publicada, pelo atual Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, a Instrução sobre o Ordo Virginum ECCLESIAE SPONSAE IMAGO, que “estabelece os princípios normativos e os critérios orientadores que os Pastores e cada diocese e Igreja particular, assimilada à diocese, deverão aplicar no cuidado pastoral do Ordo Virginum” (ESI, n. 10). Essa Instrução foi publicada pela CNBB na série “Documentos da Igreja, n. 50”.

No Brasil, o Ordo Virginum está presente em dioceses localizadas nas cinco regiões geográficas, com Virgens Consagradas de várias faixas etárias e formações profissionais, envolvidas em diferentes atividades eclesiais. No período anterior à pandemia de 2020, havia um retiro anual com a participação de virgens consagradas de diferentes dioceses do Brasil, que ocorria geralmente na cidade de São Paulo.

Informações:

Lucília: (61) 98194-5038
Maria Augusta: (91) 99987-8778
E-mail: ordovirginumbrasil@gmail.com

CNBB