Seja bem-vindo!

Coronel Fabriciano, 23 de fevereiro de 2024

Siga nossas Redes Sociais

Dom Vicente é nomeado bispo da Diocese de Livramento de Nossa Senhora (BA)
03/02 Notícias da Igreja
Compartilhar

A presidência do Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) saúda com alegria a nomeação de Dom Vicente de Paula Ferreira, feita pelo Papa Francisco, como novo bispo da Diocese de Livramento de Nossa Senhora (BA). O anúncio ocorreu na manhã desta quarta-feira, 1º de fevereiro.

Sentimos profunda gratidão pela valiosa contribuição de Dom Vicente em Minas Gerais, onde além de atuar na Arquidiocese de Belo Horizonte (MG), especialmente na Região Episcopal Nossa Senhora do Rosário (Renser), dedicou seu tempo como bispo referencial da CEBs (2018-2019); Bispo referencial da Comissão para a Ação Missionária (2019-2023) e membro da Comissão Especial sobre a Mineração e Ecologia Integral da CNBB.

Dom Vicente será o sucessor de Dom Armando Bucciol, que teve o pedido de renúncia acolhido pelo Papa Francisco também nesta quarta.

Desejamos que o ministério de Dom Vicente seja fecundo. Asseguramos-lhe nossas orações, amizade e apoio em sua nova missão.

Dados biográficos

Dom Vicente de Paula Ferreira – Nasceu em Alegre (ES), no dia 27 de outubro de 1970. É graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE). Tem doutorado em Ciência da Religião pela UFJF, com estágio pós-doutoral em Teologia, na FAJE.

Autor de várias obras, integrante da Sociedade de Estudos Psicanalíticos de Juiz de Fora, foi formador de estudantes Redentoristas de Teologia em Belo Horizonte.

Tornou-se religioso da Congregação Redentorista, na Província do Rio de Janeiro, em 1992. Ordenou-se sacerdote em 1996. Na Congregação Redentorista, dedicou-se à Província do Rio, Minas e Espírito Santo. Foi promotor vocacional, formador, vigário paroquial, participou de importantes trabalhos missionários e, por quase uma década, exerceu o ministério de Provincial da Congregação.

O Papa Francisco o nomeou bispo auxiliar da arquidiocese de Belo Horizonte no dia 8 de março de 2017. A ordenação episcopal foi celebrada no dia 27 de maio do mesmo ano, na Igreja São José, Centro de Belo Horizonte.

Seu lema episcopal é: “A caridade jamais se acabará”.

CNBB Leste 2