Seja bem-vindo!

Coronel Fabriciano, 23 de fevereiro de 2024

Siga nossas Redes Sociais

Papa Francisco acolhe renúncia e nomeia novo bispo para a diocese de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas
08/11 Notícias da Igreja
Compartilhar

A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou na manhã desta quarta-feira, 8 de novembro, a decisão do Papa Francisco em acolher o pedido de renúncia de dom Edson Tasquetto Damian, por motivo de idade, conforme o Código de Direito Canônico. No mesmo ato, o Santo Padre nomeou bispo da diocese de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, o padre Raimundo Vanthuy Neto, do clero de Roraima.

A presidência da CNBB enviou saudação ao novo bispo e agradecimento ao, agora, amérito. Os textos na íntegra podem ser conferidos abaixo:

Saudação ao novo bispo da diocese de São Gabriel da Cachoeira

Estimado irmão, monsenhor Raimundo Vanthuy Neto

Muito nos alegra a notícia de sua nomeação realizada pelo Santo Padre, o Papa Francisco, na manhã desta quarta-feira, 8 de novembro, para a diocese de São Gabriel da Cachoeira, localizada no extremo noroeste do país.

Essa Igreja Particular possui uma característica muito marcante, pois tem a maior percentagem de população indígena do Brasil, além de ter um território extenso, situado às margens da bacia do Rio Negro.

Gostaríamos de recordar-lhe que a Igreja é toda missionária e que é na missão que encontra a sua unidade, portanto, ide e se inspire nos quatro grandes sonhos do Papa Francisco, citados em sua Exortação Apostólica Pós-Sinodal “Querida Amazônia” para a região: lute pelos direitos dos mais pobres; preserve a riqueza cultural; zele pela beleza natural e por uma Igreja com rosto amazônico.

“Conhecer Jesus Cristo é tudo”, assim dizia o beato Antônio Chévrier, fundador do Prado.

Que as palavras de Jesus sejam sempre o seu ponto de referência!

Em Cristo, 

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente da CNBB

Dom João Justino de Medeiros Silva
Arcebispo de Goiânia (GO)
Primeiro Vice-presidente da CNBB

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo de Olinda e Recife (PE)
Segundo Vice-presidente da CNBB

Dom Ricardo Hoepers
Bispo Auxiliar de Brasília (DF)
Secretário-geral da CNBB

 

Biografia do monsenhor Raimundo Vanthuy Neto

Padre Raimundo Vanthuy Neto nasceu em 10 de maio de 1973, em Pau dos Ferros, no Rio Grande do Norte, diocese de Mossoró. Em 1991 ingressou no Seminário São José da arquidiocese de Manaus, onde fez seus estudos de Filosofia e Teologia no então Centro de Estudos do Comportamento Humano. Foi ordenado diácono em 11 de julho de 1999 e presbítero em 3 de junho de 2001.

Mestre em Teologia, com especialização em Missiologia (1998/2000) pela então Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo. Fez seu estágio diaconal na Paróquia Sagrada Família – diocese de Santos (1998/2000). Foi diretor e professor do Instituto de Teologia, Pastoral e Ensino Superior da Amazônia – ITEPES (2014/17), hoje Faculdade Católica do Amazonas. Colabora com os estudos sobre o Cristianismo e Povos Indígenas na Amazônia. Acompanha a vida eclesial desta região com seus encontros inter regionais de bispos desde 1997, quando se celebrou os 25 anos do Documento de Santarém. Participou como auditor do Sínodo para a Amazônia 2019.

Na vida pastoral, foi pároco nas Paróquias: Nossa Senhora Consolata (2001/2004), Catedral Cristo Redentor e Matriz Nossa Senhora do Carmo (2005/2013) em Boa Vista; vigário da Área Missionária do Município do Cantá; acompanhou a Coordenação de Evangelização e Pastoral da Diocese (2002/2005); padre cooperador da Catedral de Nossa Senhora da Conceição; atualmente Reitor da Casa Vocacional – Seminário Menor e Reitoria Nossa Senhora Aparecida; ajuda na Formação das Lideranças Leigas na Escola de Teologia Pastoral da diocese de Roraima e na Escola para o diaconato permanente.

Padre Vanthuy é membro do Instituto Secular – Associação dos Padres do Prado; colaborou no Conselho Nacional do Prado no Brasil (2017/2023); viveu o Ano Internacional Pradosianoem Lyon – França. Atualmente é membro do Colégio de Consultores, do Conselho Presbiteral e colabora como chanceler da diocese de Roraima.

Novo bispo emérito

Dom Edson Tasquetto Damian é natural de Fontana Freda, município de Jaguari, no Rio Grande do Sul. Em 1961, iniciou seus estudos no seminário de Santa Maria (RS). Cursou Filosofia no seminário de Viamão (RS) e Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, e mestrado em Teologia Dogmática na Faculdade de Teologia da Assunção, em São Paulo.

Foi ordenado padre no dia 20 de dezembro de 1975, atuando como vigário paroquial em Cachoeira do Sul de 1977 a 1979. Membro da Fraternidade Sacerdotal Jesus Caritas de Charles de Foucuald, conviveu com os Irmãozinhos do Evangelho em Salvador (BA), em 1980, onde trabalhou como gari. No ano seguinte, acompanhou os Irmãozinhos do Evangelho de Titichi, na Bolívia, junto aos povos indígenas Quéchuas.

Foi ainda professor de Teologia no Instituto de Teologia Paulo VI e na Universidade Católica de Pelotas. Na CNBB, de 1993 a 1999, foi o assessor do Setor de Vocações e Ministérios.

Em março de 2009 foi nomeado pelo Papa Bento XVI como bispo da diocese de São Gabriel da Cachoeira, no estado do Amazonas.

Agradecimento a dom Edson Tasquetto Damian

Estimado irmão no episcopado, dom Edson Tasquetto

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta gratidão pelo seu ministério episcopal e, sobretudo, por sua capacidade de luta social e de fraternidade, desempenhados na diocese de São Gabriel da Cachoeira.

Estamos certos de que nessa Igreja Particular o senhor pôde, sim, construir a unidade na diversidade, criando espaços de diálogos e promovendo a união. Ao longo desses quatorze anos à frente da diocese constatamos que houve avanços por caminhos concretos que permitiram transformar a realidade local.

Seu pastoreio impôs um grito profético e um árduo empenho em prol dos mais pobres, preocupando-se sempre com o bioma e não ignorando os povos amazônicos, conforme o pedido feito pelo Papa Francisco em sua Exortação Apostólica Pós-Sinodal “Querida Amazônia”.

Receba o nosso agradecimento por tanto tempo de dedicação e entrega em favor do serviço evangelizador junto ao povo de Deus,

Em Cristo,

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente da CNBB

Dom João Justino de Medeiros Silva
Arcebispo de Goiânia (GO)
Primeiro Vice-presidente da CNBB

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo de Olinda e Recife (PE)
Segundo Vice-presidente da CNBB

Dom Ricardo Hoepers
Bispo Auxiliar de Brasília (DF)
Secretário-geral da CNBB

CNBB