Seja bem-vindo!

Coronel Fabriciano, 13 de julho de 2024

Siga nossas Redes Sociais

Pastoral Familiar oferece Trilha Vocacional para namorados e noivos
30/01 Notícias da Igreja
Compartilhar

A Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) apresentou novos materiais para o serviço de evangelização das famílias no Brasil, descritos como Trilha Vocacional. Na última semana, durante uma live conduzida pelo secretário executivo da CNPF, padre Crispim Guimarães, que também é assessor da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), os agentes puderam conhecer as propostas de itinerários e guias elaborados pela Pastoral.

Foram apresentados o Itinerário para Namorados, o Itinerário de Bolso para noivos e os guias atualizados dos Setores Pré-Matrimonial e Pós-Matrimonial.

Alisson Schila, coordenador nacional da Pastoral Familiar junto com sua esposa Solange, descreve o material como muito atual e que traz a visão da Trilha Vocacional, na perspectiva do contexto em que a Igreja no Brasil vivencia o seu 3º Ano Vocacional.

“Temos que aproveitar esse momento que nós vivemos de graça na Igreja, essa reflexão vocacional, para que nós possamos entender o matrimônio também como uma vocação riquíssima, como uma resposta muito positiva dentro do trabalho eclesial que nós podemos dar. E em complementariedade com todas as vocações, a nossa atuação é vocacional, mas também é geradora de outras vocações”, afirmou.

Um dos materiais da Trilha Vocacional é o Itinerário para Namorados, com dois volumes e com conteúdos no material impresso e também digital, como vídeos e podcasts. A publicação aponta caminhos, sugere temas concretos para o tempo de namoro, aprofunda questões que irão firmar ainda mais a alegria do amor, despertando para o discernimento vocacional.

“É um material cheio de vida. Já na formação dele, nos dispomos a se colocar no lugar daqueles que estão passando pela fase do namoro, que é tão rica, mas muito confusa do jeito que é vivenciada no dia de hoje”, explicou Solange Schila.

Também faz parte dessa trilha o Itinerário Vivencial de Acompanhamento Personalizado para o Sacramento do Matrimônio, voltado para a preparação dos noivos para o casamento católico. O livro agora conta com uma versão de bolso, um Caderno de Aprofundamento específico para os noivos aprimorarem a conscientização sobre a vocação matrimonial.

Esses dois materiais estão alinhados ao guia “Setor Pré-Matrimonial – preparação remota, próxima e imediata”, que parte da premissa “do ventre materno até os pés do altar”, o qual consiste no acmpanhamento desde a gestação até chegar aos pés do altar, numa consagração religiosa, ordenação sacerdotal ou o matrimônio. “E como nós vamos acolher, discernir e integrar todas essas fases da vida?”, questiona Solange, emendando em seguida: “O material traz pistas práticas de como fazer isso acontecer, lembrando da comunhão de movimentos, serviços e organismos que temos na Igreja”, explicou.

A Trilha Vocacional também segue auxiliando as famílias na vivência do caminho vocacional escolhido, bem como para despertar novas vocações. O Guia do Setor Pós-Matrimonial da Pastoral Familiar, com nova versão lançada recentemente, visa apoiar os agentes que trabalham com os casais e com as famílias. “Ele já segue as orientações propostas na Exortação Amoris Laetitia e traz diversas dicas práticas”, comentou a coordenadora do Setor Pós-Matrimonial da Pastoral Familiar, Tatiana de Melo.

Todos esses materiais foram apresentados em uma live, conduzida pelo padre Crispim Guimarães. Confira na íntegra:

Para conhecer e adquirir os materiais, acesse lojacnpf.org.br

CNBB