Seja bem-vindo!
•
Coronel Fabriciano, 14 de dezembro de 2024
•
Siga nossas Redes Sociais
Começa, nesta sexta-feira, 7 de junho, a jornada formativa de cerca de 300 jovens das cinco regiões do Brasil no projeto “Cuidar da Vida”. O minicurso ofertado pela Comissão Episcopal para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)abordará o tema “Prevenção ao suicídio entre adolescentes e jovens”.
Cuiabá é a primeira cidade a receber a formação, de hoje até domingo, 9. Participarão desta primeira edição do minicurso integrantes da Pastoral Juvenil dos regionais Oeste 1, Oeste 2 e Centro-Oeste da CNBB, que correspondem aos estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás, e ao Distrito Federal.
O projeto “Cuidar da vida – Prevenção ao suicídio entre adolescentes e jovens” tem o objetivo de formar multiplicadores que possam atuar na prevenção do suicídio entre adolescentes e jovens no contexto dos grupos e movimentos juvenis e nas escolas, sobretudo as escolas públicas.
Essa formação tem a colaboração voluntária de psicólogos e educadores católicos, que somam à sua experiência profissional uma atuação pastoral.
O bispo de Imperatriz (MA) e presidente da Comissão Episcopal para a Juventude, dom Vilsom Basso, destacou a preocupação dos bispos com a realidade do suicídio entre os jovens, apontada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como terceira causa de morte entre pesssoas de 18 a 29 anos em todo o mundo.
“Esse dado da realidade mundial e nacional tem sido uma preocupação constante dos membros da Comissão Episcopal para a Juventude. Isso nos impeliu a buscar caminhos para ajudar nossos adolescentes e jovens. Assim, buscaremos incentivar a dimensão do cuidado como condição para melhorar a vida, nos colocando no seguimento daquele que veio para que todos tenham vida e vida em abundância”, afirmou.
Para a formação, foi preparada uma cartilha que será utilizada pelos multiplicadores para levar a formação adiante. O material foi produzido por uma equipe composta por membros da Pastoral Juvenil e da Pastoral da Educação, com apoio do padre Lício de Araújo Vale, padre suicidólogo, da diocese de São Miguel Paulista.
“A promoção da vida das juventudes em nosso país é urgência que se faz sentir a cada dia e este projeto é uma resposta concreta aos apelos pela vida em plenitude dos jovens brasileiros”, escreveu dom Vilsom Basso.
Ainda neste mês de junho, serão realizados os minicursos em Manaus (AM), Recife (PE) e no Rio de Janeiro (RJ). Em agosto, os cursos serão ofertados em Imperatriz (MA) e São Paulo (SP).
Com informações e imagens de Jovens Conectados. CNBB