Seja bem-vindo!

Coronel Fabriciano, 29 de abril de 2024

Siga nossas Redes Sociais

Espírito Santo e Comunidade

1º passo = Encontro

(acolhida) | 10 min

(Cafezinho, se houver. Também pode ser oferecido no final da reunião). Quebra-gelo: Escolha no seu livro, um quebra-gelo ideal para sua célula.

2º passo = Exaltação

15 min.

(As músicas devem corresponder ao louvor e à adoração)

Louvor

1) à escolha
2) à escolha

3º passo = Edificação

(ensino) 40 min

Leitura:

Salmo:

MÚSICA | http://bit.ly/JesusMeuAmigão

Olá crianças, sejam todas muito bem-vindas, que bom que vocês vieram!

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, amém!

Vamos fazer essa oração da Trindade Santa cantando (Sinal da cruz é o sinal do cristão, mãos para frente pra cima o dedão Deus abençoe a minha mente, boca e meu coração)
Vamos pedir a presença do Espírito Santo para que Ele nos conduza, nos acalme e para ouvirmos o que o Senhor tem a nos dizer hoje.

Rezar em gestos:
Vinde Espírito Santo: http://bit.ly/VindeEspíritoSanto
Pai Nosso: http://bit.ly/PaiNossoGestos
Ave Maria: http://bit.ly/AveMariaGestos

Dezeninha do Terço Mariano | 10 min

Para nossa oração podemos rezar um mistério do terço; deixe que as crianças coloquem suas intenções antes de iniciar.

3º PASSO = EDIFICAÇÃO (ENSINO) | 20 min

Palavra: “Pedro lhes respondeu: Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.39Pois a promessa é para vós, para vossos filhos e para todos os que ouvirem de longe o apelo do Senhor, nosso Deus.” (At 2,37-38)

“Todos os fiéis viviam unidos e tinham tudo em comum.” (At 2,44)

HISTÓRIA:

MATERIAL- Imagem representando o Espirito Santo e outra representando a Comunidade (anexo I)

Hoje vamos falar sobre um amigo muito especial. Então gostaria de saber: quem aqui conhece o Espírito Santo? Na Bíblia já ouvimos que o Espírito Santo pairou sobre as águas, que pairava em forma de pomba, porém sabemos que isto é somente um símbolo, pois ele não é uma pomba! Também ouvimos que ele desceu sobre os apóstolos e Maria em forma de línguas de fogo, lá em Pentecostes, mas ele também não é fogo! Mas afinal, quem é o Espirito Santo?

O Espírito Santo é a terceira pessoa da Santíssima Trindade, ele no guia mostrando o caminho certo a seguir. Depois que Jesus ressuscitou nos disse que nós não ficaríamos sozinhos, que ele nos enviaria o Espirito Santo para no ajudar, nos guiar, e nós recebemos o Espirito Santo em nosso batismo, ele é como um presente que ganhamos e precisamos abri-lo. Como vocês acham que podemos abrir este presente? Fazemos isso abrindo nosso coração para deixá-lo agir, para que ela faça morada em nosso ser, assim nos tornamos templo do Espírito Santo e assim sentimos seu cuidado e amor.

E falando em cuidado e amor, vocês sabem que nós também temos uma forma de juntos sentirmos e vivermos tudo que Deus faz por nós? Alguém sabe qual é essa forma? Podemos sentir o amor e cuidado de Deus de forma grandiosa também vivendo como irmãos em comunidade.

Alguém sabe o que significa viver em comunidade? Significa que temos em comum o amor a Deus e por Ele vivemos em unidade, pois ninguém é feliz se estiver sozinho, não é? Por isso nós precisamos respeitar nossos irmãos, viver e partilhar todas as maravilhas que Deus nos permite, afinal todos são muito importantes para Deus.

Oração: Espirito Santo, sopra sobre nós toda sua unção, para que através do seu agir tenhamos um coração sempre repleto do amor de Deus! Nos guie pelos caminhos do Senhor, para assim vivermos em harmonia com todos os nossos irmãos! Amém!

MOMENTO ORAÇÃO – Podemos conduzir representando com uma bexiga branca.

Encher a bexiga e dizer que ela representa o Espírito Santo, no entanto se deixar ela sozinha solta ou em um canto o que irá acontecer? Ela ficará esquecida e irá murchar completamente. Assim é a vida em comunidade, nada podemos sozinhos e quando deixamos o Espírito Santo agir e nos conduzir, a convivência como nossos irmãos fica ainda mais agradável. (Deixe as crianças comentarem o que foi apresentado).

Oficina/Atividade proposta: (anexo II)

Propor que pintem a pombinha que representa o Espírito Santo e depois colar no peito do menino a fim de representar que somos templo do Espírito Santo. Ligar os pontos do desenho para formar a igreja que representa a comunidade. (auxiliar as crianças menores se necessário).  Propor que eles pintem o cenário do desenho todo.

Oração: “Papai do céu, muito obrigado pelo lanchinho que vamos comer, dai igual a quem não tem e que nunca nos falte, amém!”
Cantar música para o lanche. Segue o link abaixo para aprender como cantar com as crianças. Lembrando que sempre mudamos a letra para nosso lanchinho: http://bit.ly/LanchinhoAoSenhorAgradecemos
ANEXOS
ANEXO I
ANEXO II

Perguntas

O que aprendemos hoje?
O que temos que fazer para ser templo do Espírito Santo?
O que é preciso para se viver em comunidade?

Entrega