Seja bem-vindo!
•
Coronel Fabriciano, 21 de dezembro de 2024
•
Siga nossas Redes Sociais
As células são pequenos grupos, formados por 12 pessoas, em média, que se reúnem semanalmente nas casas para partilha, estudo da Palavra de Deus e vivência comunitária. A Paróquia Espírito Santo é pioneira no Brasil no sistema de evangelização em células.
A vida em célula remete à experiência dos primeiros cristãos, que se encontravam nas casas para promover um encontro entre irmãos propiciando um ambiente sagrado para anunciar a Boa Nova e se edificar mutuamente na fé em Cristo Jesus, como podemos ver em Atos dos Apóstolos 2, 42-47.
O pioneirismo da Paróquia Espírito Santo nasceu do sim do padre Luís Fernando Soares em 2004. Ele buscou uma forma de implementar o projeto celular do qual já havia tido notícias em paróquias fora do país, especialmente das experiências vividas pelo padre Pigi Perini (Piergiorgio Perini) na Itália.
Após o Sistema Paroquial de Células ter se tornado uma realidade, a Paróquia Espírito Santo adotou a seguinte visão: “Em cada casa, uma célula que cresce e se multiplica, cada membro um discípulo missionário de Jesus Cristo.”
E para cumprir essa visão, as células:
• São formadas com um limite máximo de 12 pessoas, que se encontram semanalmente na casa do “membro anfitrião” para orar, buscar a edificação na Palavra de Deus e partilhar a experiência de vida;
• Os “líderes” são responsáveis, não apenas de promover o encontro, mas sim por edificar seus membros fazendo a célula crescer em sabedoria, tamanho e graça – à imagem de Jesus Cristo (Lc 2, 52);
• À medida que busca edificar todos os membros, o “líder de célula” também se dedica a promover o discipulado do “membro auxiliar”, preparando-o para gerar o nascimento de um novo “líder”;
• Quando a célula está “madura”, ou seja, quando o pequeno grupo de pessoas já possui aderência ao Evangelho de Cristo e já está preparada para acolher outras pessoas que querem viver a VIDA NOVA, o “membro líder” toma a decisão de multiplicar a sua célula;
• A “multiplicação da célula” dará origem a uma nova célula e a um novo líder e, o mais importante, renovará a missão de todos nós em dar continuidade à edificação já recebida e avançar na missão evangelizadora da igreja!
O Sistema Paroquial de Células busca:
• GANHAR pessoas para Jesus
• CONSOLIDÁ-LAS na fé
• TORNÁ-LAS discípulas (treinar)
• ENVIÁ-LAS a evangelizar
Reconhecimento Pontifício
Em 2009, as células paroquiais foram reconhecidas pelo Vaticano. Em 2015, padre Pigi Perini (Piergiorgio Perini) recebe a aprovação definitiva. No mesmo ano, o papa Francisco recebe representantes de células do mundo inteiro, incluindo o padre Luis Fernando. Clique aqui para baixar o Estatuto SPCE 2015, elaborado pelo Organismo Internacional de Serviço das Células Paroquiais de Evangelização.
Reunião Celular
Uma reunião celular adequada deve sempre passar pelos 5 Es. São eles:
1) ENCONTRO
Objetivo: Acolhida (quebra-gelo). Comunhão. Integrar as pessoas, fazendo com que elas estejam à vontade na reunião não se sentindo ameaçadas.
Atividades: Perguntas, dinâmicas, pequeno lanche etc.
Duração: 10 a 15 minutos
2) EXALTAÇÃO
Objetivo: Louvor e adoração. Focalizar nossa atenção na presença de Deus entre nós.
Atividades: Cânticos, salmos, louvor espontâneo e silêncio.
Duração: 15 minutos
3) EDIFICAÇÃO
Objetivo: Ensino. Ouvir a Deus na Palavra e ministrar conforme as necessidades das pessoas, ajudando-as na prática da vivência cristã.
Atividades: Ministração do estudo divulgado semanalmente pelo Sistema Paroquial de Células, com o apoio de perguntas, respostas e partilhas.
Duração: 40 minutos
4) EVANGELISMO
Objetivo: Encorajar todos os membros da célula para a missão evangelizadora e alcançar os afastados da igreja.
Atividades: Planejamento de estratégias de evangelismo, motivação por parte do líder para evangelizar, apresentação dos nomes dos que serão e estão sendo evangelizados para a oração.
Duração: 15 minutos
5) ENTREGA
Objetivo: Oração. Serviço. Pedidos ao Senhor através de súplicas e intercessão pelas necessidades da Obra de Deus e pelas necessidades pessoais. Aqui também se faz a partilha de bens materiais, quando for necessário.
Atividades: Oração uns pelos outros, intercessão pelos que estão sendo evangelizados, compromisso com a oração pelas pessoas durante a semana, partilha material.
Duração: 15 minutos
As 7 finalidades da célula
O propósito básico de uma célula é evangelizar e crescer para multiplicar-se e formar discípulos de Cristo. Isto será alcançado pela realização de sete finalidades:
1) Crescer na intimidade com o Senhor
2) Crescer no amor recíproco
3) Compartilhar Jesus com os outros
4) Realizar um ministério no corpo místico da Igreja
5) Dar e receber apoio
6) Treinar novos líderes
7) Aprofundar a própria identidade de fé
Fundamentos Bíblicos das Células
• O princípio de Jetro (administrar e comunicar-se melhor): Êx 18,13-25
• Ministério de Jesus em pequeno grupo de discípulos (comunidade / pessoalidade): Mt 13,36
• Evangelização nas casas: Mt 8,14; Mc 2,3; Mc 5,38-42; Lc 7,36; Lc 10,38-42; Lc 19,10
• Reuniões cristãs nos lares: At 2,42-47; At 12-17; At 20,7-12.20; Rm 16,3-5; I Cor 16,3-5; Cl 4,15; Fm 2