Seja bem-vindo!
•
Coronel Fabriciano, 03 de dezembro de 2024
•
Siga nossas Redes Sociais
HISTÓRIA DA COMUNIDADE NOSSA SENHORA DE LOURDES
1. O sonho dos primeiros moradores
Na década de 70, os primeiros moradores do Bairro JK (Júlia Kubitschek), juntamente com o Padre Alfredo Hernandes desejaram construir uma igreja no bairro.
Nesta época, o bairro apenas começava: não havia ruas, luz, nem água e poucos eram os vizinhos. Em seguida, conseguiram o terreno onde seria construída a Igreja Nossa Senhora de Lourdes, nome escolhido em homenagem à Santa de devoção do casal Maria de Lourdes e Sebastião Dutra de Godoy. A partir da conquista do terreno, os primeiros moradores se empenharam em angariar fundos para a construção da Igreja.
No dia 24/05/1980 foi registrada a escritura, uma concretização dos sonhos, do grande esforço e da dedicação dos primeiros moradores.
2. As primeiras celebrações e a construção da igreja
As primeiras celebrações eram realizadas sob as mangueiras do quintal de Sebastião Godoy ou de Georgina Martins. Em 1981, os Xaverianos assumiram a Paróquia Santo Antônio, com o Padre Lino Ceci. Com a chegada do Padre Romeo Brotto, no final de novembro de 1981, a comunidade foi se estruturando, houve distribuição de tarefas, e todos se empenhavam em desenvolvê-las com alegria e muita união.
Em 26/09 1982, iniciou-se a construção da Igreja. Após muita luta para arrecadar fundos, no dia 17/02/1984, bateu-se a laje da primeira sala, onde a partir de 1985, passou a serem celebradas as missas.
3. A Igreja de pedras vivas
Em 1987 surgiu a Conferência Divino Espírito Santo, e a partir daí nasceram os grupos de reflexão, a catequese, o grupo de jovens, o grupo do cântico, a pastoral da saúde, o dizimo, a pastoral familiar, a Sagrada Face, o Apostolado da Oração, a Bioenergética, as Missões Populares e as demais conferências. Após de 17 anos de muita dedicação, Padre Romeo foi enviados para outra missão, sendo sua despedida realizada no dia 08/02/1998.
4. O exemplo dos Padres Xaverianos:
O belo exemplo dos Padres Alfredo, Romeo, Sandro, Camillo, Serra, Leão, Romano, Gino e Cláudio, que estão sempre abertos à ação do Espírito Santo de Deus, amando sem medida seus irmãos, superando barreiras com esperança, carinho e fé, foi o que conduziu a caminhada desta comunidade.
Não deixamos de ressaltar a importante contribuição, ainda hoje, dos nossos Padres Lau, Giovanelli e Miguel, que sem o apóio, a motivação e o espírito de liderança nato, que possuem e é repassado de maneira simples a cada um, a comunidade, talvez, não tivesse alcançado as realizações vivificadas nos dias de hoje.
A Comunidade de Nossa Senhora de Lourdes reconhece e agradece o importante trabalho desenvolvido por vocês, Xaverianos, em nossa Paróquia e, principalmente em nossa comunidade.
A comunidade Nossa Senhora de Lourdes (Bairro JK)