Seja bem-vindo!
•
Coronel Fabriciano, 23 de novembro de 2024
•
Siga nossas Redes Sociais
Histórico da Comunidade Bom Pastor
1. A POPULAÇÃO DA “BAIXADA” E A PRIMEIRA MISSA
Há muito tempo, quando as primeiras pessoas começaram a se agruparem na baixada, a comunidade não tinha nome. O bairro também não tinha nome, era simplesmente baixada, por causa da posição geográfica.
As pessoas que aqui chegavam, começaram a se conhecerem, cada um com sua maneira própria de viver a sua fé, procurava rezar a Deus em local escolhido e horário marcado.
Com o tempo, o contato entre essas pessoas foi unindo-as cada vez mais, o que fez com que sentissem a necessidade de estarem juntas para rezarem. Escolheram como local para que fosse celebrada a primeira missa uma garagem de caminhão de propriedade do senhor João camiseta, esta missa foi celebrada pelo pároco Pe Américo Magalhães no ano de 1965. Entre muitas pessoas estavam lá o senhor Wilson Luis Bragança e Alexina Bragança, Senhor Wilton Luis Andrade (Lafim), Senhor José Oleiro e Srª. Daí surgiu a idéia de se reunir sempre para celebrar e refletir, dentro desse propósito iniciaram os momentos de orações em frente à casa do senhor Wilsom à rua Jacaraípe número 535, onde uma vez por mês celebrava a missa, o padre nesta época já era o Pe José Nazareno de Atayde, que sempre animava o povo.
2. A COMUNIDADE COMEÇA A SE ORGANIZAR
O desejo de construir um local próprio para celebrações foi afluindo entre aqueles que participavam ativamente na comunidade. Neste propósito, uma equipe constituída por: Clodomiro de Jesus (Miro), José Pedro Macedo (José Oleiro), Olavo Rosa (Lavim) e Pe José Nazareno, providenciaram a compra do lote no ano de 1985, à rua Paquetá número 945.
De posse do lote faltavam meios para a construção do templo, foi quando o bispo Dom Lélis Lara, padre Nazareno, Senhor José Pedro Macedo e o Senhor Clodomiro de Jesus, tomaram a iniciativa de buscar ajuda junto à USIMINAS. Lá conseguiram a doação do material para um galpão de madeira. Em julho de 1966 com a ajuda da comunidade, construíram o galpão, o povo passa a se reunir neste local.
3. AS PRIMEIRAS ATIVIDADES DA COMUNIDADE
Algumas mulheres faziam novenas e rezavam o terço onde levavam a imagem de Nossa Senhora Aparecida a visitar as famílias, daí surgiu o nome de Capela Nossa Senhora da Aparecida do Galpão da Baixada. Após algum tempo foi doado uma bíblia com o nome de “Bom Pastor” à comunidade, talvez hoje, seja este o porquê do nome de: “Comunidade Bom Pastor”.
No galpão construído, além dos cultos religiosos e trabalhos comunitário, aconteciam reuniões e aulas práticas. Funcionava uma escola de datilografia (MELODAC), com a renda pagavam as prestações do lote. Maria Nazareno comprou dez máquinas de datilografia, na época foram inscritas 80 (oitenta) pessoas. Funcionava também uma escola infantil. Nesta mesma época iniciou-se a catequese na comunidade, sendo as primeiras catequistas: Lúcia e Maria Eugênia.
4. O SONHO DE CONSTRUIR A IGREJA E SUA REALIZAÇÃO
A comunidade não se dava por satisfeita, agora o desejo já era mais ousado, a construção de uma igreja. Através do “CONCRIBA” – Conselho Cristão da Baixada, (que tinha como diretoria: Presidente; Jakson Teles; Vice-presidente: Sebastião Valadares; 1º Secretário: Clodomiro de Jesus; 2º Secretário: Maria Angélica Moreira; 1º Tesoureiro: José Pedro Macedo; 2º Tesoureiro: Agostinho da Silva Gomes; Suplentes: Olavo Rosa, José Maria de Sá, Pedro Martins Calderet – Contador e Relações Públicas: Luiz Carlos Sathler), consegue-se o lançamento da Pedra Fundamental da Igreja Bom Pastor em 17 de dezembro de 1978, após a celebração de uma missa presidia pelo bispo Dom Lelis Lara e benção de lançamento, onde teve a participação de centenas de pessoas. A construção da igreja foi iniciada ao redor do galpão.
Os grandes idealizadores foram: José Olavo Macedo, Maria da Glória Macedo, Senhor Geraldinho Vidal, Senhor Lafim e senhora, Senhor Wilsom Bragançaa e senhora, Senhor Jakson Bragança e Senhor Olavo, junto a eles muitas outras pessoas colaboraram.
As primeiras doações para a construção da Igreja vieram por parte de Dona Jovelina que com a venda de roupas usadas conseguiu CR$ 30.000,00 (trinta mil cruzeiros), Dona Maria da Glória de Macedo (Glorinha), Dona Dionísia da Silva, Dona Josina Pereira Batista e Dona Elzinha Silva C. Saturnino, que incansavelmente promoviam almoços, feijoadas e barraquinhas, onde toda a renda era destinada à construção; de cerca de 2.300 assinaturas de doações feitas por fiéis entre os anos de 1978 a 1985, assinaturas estas, contidas em um livro com o termo de abertura específico para a construção da “Igreja Bom Pastor”, assinado pelo bispo Dom Lélis Lara; de promoções variadas feitas por pessoas de boa vontade da comunidade.
5. A FESTA DO BOM PASTOR
A festa do Bom Pastor em nossa comunidade é realizada, dentro do Ano Litúrgico, no terceiro domingo após a Páscoa. Até o ano de 1984, nossa comunidade não dava muita ênfase a esta data. Foi num encontro de alguns líderes, para preparação de atividades do mês, que alguém sugeriu que se fizesse uma homenagem especial nessa data, com procissão, missa solene e até festividades externas para angariar fundos para concertos e ampliação da igreja. Houve quem se propôs a doar a imagem. Mandaram fazê-la em São Paulo. O Senhor Antônio Sotero Fonseca doou a quantia necessária para a aquisição da imagem.
6. A CHEGADA DOS PADRES XAVERIANOS
Por volta do ano de 1982 a 1983, com a recente chegada dos padres xaverianos, na Paróquia Santo Antônio, aconteceram as primeiras novenas em preparação para o natal, o que incentivou o surgimento de alguns grupos de reflexão, mais tarde grupos de casais e grupos de jovens. Temos registro do primeiro mini encontro de casais na comunidade em 01/10/89.
Maria da Penha Cassemiro (Santas Missões Populares 2008)
7. HISTÓRICO DE ALGUMAS PASTORAIS
A) SSVP (SOCIEDADE SÃO VICENTE DE PAULO)
Em 1965, no dia 17 de janeiro foi fundada a Conferência Nossa Senhora Aparecida. No dia 17 de outubro de 1977 teve início a Conferência Nossa Senhora Imaculada Conceição. Ela foi agregada em 22 de setembro de 1980. O Presidente, hoje é Jaime. A sede das Conferências é Rua Paquetá, 955 Bairro Giovannini.
B) PASTORAL DO DIZIMO: ele foi implantado na Comunidade Bom Pastor em Julho de 1987
C) A NOVENA PERPÉTUA DO APOSTOLADO DA SAGRADA FACE
Esta Novena foi iniciada na Comunidade Bom Pastor, pela Sra Maria Roque. Não tenho relato de quando começou e nem porque não deu continuidade. Eu, Walnete de Souza Siqueira, quando vim de Caratinga para Coronel Fabriciano, já participava desta novena lá. Em 1977, alcancei uma graça devida a uma cura de um câncer e em 1978 quis propagar a devoção à Sagrada Face. Procurei em melo Viana, umas freiras que moravam na Avenida Geraldo Inácio e eram responsáveis pelo andamento na igreja Bom Pastor. Não me concederam a chave, disseram que a Paróquia não aprovava este tipo de encontro. Logo foram embora para outra localidade e assim consegui realizar a novena na igreja. Antes era feita na minha casa.
E assim foi crescendo o número dos adeptos. Padre Romeo e Padre Camillo foram os nossos grandes incentivadores. Inclusive nos incentivaram a refletir o Evangelho do dia após a novena. Dona Nazinha foi uma grande batalhadora no grupo, ampliou o seguimento da Sagrada Face em muitas comunidades. Hoje, apesar da pouca freqüência, fazemos encontro, toda 3ª feira da semanas 15:00 horas em 15 comunidades. E também toda 3ª feira do mês, fazemos um encontrão de acordo com o calendário anual.
Temos também outros compromissos com a comunidade. Refletimos os livros que vêm da diocese. Somos leitores nas missas aos domingos; fazemos barraquinhas de tortas doces nas festas, e outros trabalhos quando solicitadas.
Cel Fabriciano, 14 de Março de 2011 Walnete de Souza Siqueira.
C) GRUPO DE ORAÇÃO “RIOS DE ÁGUA VIVA”
No ano 1987, com a chegada dos Padres Xaverianos, em nossa Paróquia, tivemos a graça, de um entre eles – nosso querido Padre Sandro – já ter tido a experiência com o batismo no Espírito Santo. Ele, imediatamente, foi nomeado como diretor da RCC (Renovação Carismática Católica) de Ipatinga. Após algum tempo iniciou na comunidade do Bom Pastor, com a aprovação de Dom Lélis Lara – então Bispo da Diocese – o seminário de Vida no Espírito, que contou com a participação de muitas pessoas. Antes do termino deste seminário, Padre Sandro chamou algumas pessoas de liderança, que já tinham caminhada na RCC, e anunciou que seria aberto um Grupo de Oração, na Comunidade do Bom Pastor, o primeiro grupo da RCC na cidade de Coronel Fabriciano.
No dia 16 de agosto de 1987, no encerramento do Seminário, com a celebração eucarística, ele deu a nóticia para todos e deixou sobre a coordenação de Neuza e Vadinho, o novo grupo. E assim, na quarta-feira seguinte, iniciaram-se os encontros. Foi o começo de muitas graças e dificuldades, mas com a graça de Deus, o grupo deu e continua dando muitos bons frutos, o que ajudou para que se formassem outros grupos em nossa cidade. Que o nosso saudoso Padre Sandro continue intercdendo por nós, junto com nossa querida Mãe Maria, para que este grupo continue sendo um Rio onde as pessoas encontrem Água Viva.
“Quem crê em mim – como diz a Escritura – do seu interior, manarão Rios de Água Viva.” João 7, 38.
Hermelinda Alméida
D) SAÚDE PELO MÉTODO BIOENERGÉTICO DE SAÚDE
No ano de 1997 foi ministrado pelo Padre Romeo, na Paróquia Sto Antônio, um curso para formação de gentes da Saúde, utilizando o método bioenergético de tratamento. Da comunidade Bom Pastor participaram muitas pessoas.
Após meses de treinamento, ainda em 1997 iniciamos o atendimento, com duas equipes formadas por: Natividade / Vera / Cacilda e Eloísa / Duarte e Telinha.
Atualmente nossa equipe é formada por 17 pessoas, que está sempre atualizando através de cursos de formação. Atendemos todas às 3ª feiras a partir das 13h30min. Fazemos a atendimento e fornecemos as plantas que dispomos em nossa farmácia verde.
Agradecemos a Deus pelo nosso trabalho e à iniciativa do Padre Romeo, que tanto trabalhou pela formação e promoção de seus fieis.
Março de 2011 Telinha Duarte
E) LEGIÃO DE MARIA
Padre Giovanelli, no campo da vida é um semeador. Ele espalhou as sementes da Legião de Maria, no dia 19/06/2003. Na Paróquia Santo Antônio, o solo era fértil e as sementes brotaram e deram vários frutos. Em 20/04/2005, foi fundado o Praesidium Maria, Porta do Céu, da Comunidade Bom Pastor. O exercito de Maria cresceu. Hoje são 11 grupos trabalhando a serviço do próximo, com as benções de nossa Mãe e inflamados pelo padre Giovanelli. Sabemos que temos muito a realizar, sem desistir jamais de nossa missão.
F) O APOSTOLADO DA ORAÇÃO
O Apostolado da Oração foi fundado na gestão do Padre Gino, em 11 de dezembro de 2005. Foi realizada uma reunião, nesta data com a presença de D. Rosa de Lima Rolim, então presidente do Apostolado da Oração da Igreja Matriz de São Sebastião, de Coronel Fabriciano e D. Dolores, uma das associadas daquela comunidade. Estavam presentes na reunião, as pessoas da comunidade Bom Pastor, listadas aqui: Silvéria Silvestre Pinto, Maria Angélica Araújo, Maria das Dores M. Alves, Carmem Miranda Duarte, Sebastiana Gomes Drumond.
Ficou acordado entre os membros que a data para a eleição da primeira diretoria seria o dia 08 de maio de 2006. Houve inscrição de várias pessoas que pretendiam ingressar no Apostolado. Como se tratavam de pessoas cristãs e de caminhada da Igreja, padre Gino decidiu fazer a entrega das fitas, no dia 05 de maio de 2006. Após as solenidades, os integrantes deveriam participar das reuniões mensais e da celebração da Palavra em todas as primeiras sextas- feiras na comunidade Bom Pastor às 19:00 horas.
No dia 08 de maio de 2006, foi então realizada a segunda reunião e a eleição da diretoria, que ficou assim determinada: Presidente: Sebastiana Gomes Drumond/ Vice Presidente: Geraldo Antônio de Oliveira / Secretária: Carmem Miranda Duarte / Vice Secretária: Maria Auxiliadora / Tesoureira: Margarida Martins Alves / Vice Tesoureiro: Pedro Xisto.
Após a reunião ficou definido que seria realizada uma generosa coleta para a compra da imagem do sagrado Coração de Jesus. Com a chegada da imagem, a mesma foi levada em procissão, da casa da Presidente, Sebastiana Gomes Drumond, situada à Rua Itaparica, 709, até a Igreja Bom Pastor, com a presença de todos os associados do Apostolado e grande número de fiéis, traduzindo um momento de muita piedade, oração, devoção e alegria.
Março 2011 Sebastiana Gomes Drumond
G) A CATEQUESE
A catequese na comunidade do Bom Pastor possui um número significativo de catequizandos, graças ao apóio e a base que este grupo obteve dos Padres Xaverianos, que sempre se preocuparam em administrar cursos de formação para os catequistas. Somos muito gratos a eles, pela dedicação e disponibilidade que tiveram para com o nosso crescimento e formação evangelizadora.
Atualmente a nossa equipe é formada por 16 catequistas. Sendo que contamos também com a colaboração de quatro jovens crismados, que atuam como colaboradores, pois foi na participação da caminhada de catequese é que eles sentiram o chamado para esta vocação.
Temos em nossa catequese a participação de aproximadamente 200 catequizandos podendo reunir todos, em um só horário, por ter um local estruturado com capacidade de atender à comunidade. Foi graças à iniciativa e ousadia dos Xaverianos, que como em outras comunidades trabalharam com grande dedicação, no sentido de construir, favorecendo as condições para a comunidade atuar conforme a suas necessidades.
Através do apóio e incentivo dos Padres Xaverianos, é que podemos ser Sal e Luz para os nossos catequizandos.
AGRADECIMENTO:
A presença dos Padres xaverianos em nossa Paróquia e comunidade, foi de muito crescimento, pois, através dos depoimentos de algumas das pastorais existentes, percebemos uma comunidade viva, atuante, consciente de sua missão. Foi graças à ação missionária desses padres que muito nos ensinaram a caminhar e a partilhar, mostrando-nos o verdadeiro sentido de ser cristão, que é continuar a missão de Jesus.
Telinha e Duarte (comunidade do Bom Pastor)
8. ALBUM DE FOTOS
Organização do documento: Irmã Nicole Henner