Seja bem-vindo!

Coronel Fabriciano, 18 de abril de 2024

Siga nossas Redes Sociais

Você precisa ter tempo para a oração

1º passo = Encontro

(acolhida) | 10 min

(Cafezinho, se houver. Também pode ser oferecido no final da reunião). Quebra-gelo: Escolha no seu livro, um quebra-gelo ideal para sua célula.

2º passo = Exaltação

15 min.

(As músicas devem corresponder ao louvor e à adoração)

Louvor

1) à escolha
2) à escolha

3º passo = Edificação

(ensino) 40 min

Leitura:

Lc 22,39-46

Salmo:

31,1-6

Iniciamos este estudo fazendo uma pergunta que você pode responder para você mesmo, para a sua consciência, diante de Deus e tão somente para Ele: Você reserva tempo para estar com Deus em oração?

Embora você tenha outros momentos para “abastecer” sua fé, especialmente com a Santa Missa, reservar um tempo para estar “A SÓS COM DEUS” é de grande importância para a sua vida espiritual. Veja que o próprio Senhor Jesus tinha o seu tempo especial reservado para a oração: “Conforme o seu costume, Jesus saiu dali e dirigiu-se ao monte das oliveiras para orar” (Lc 22,39). Note que o evangelista Lucas usa o termo “conforme o seu costume”. Quer dizer Jesus tinha o hábito, o costume, a prática de reservar tempo para a oração, pois é neste tempo que você “conversa” com Deus sobre você mesmo, sua vida, sua família, seu trabalho, seus planos, alegrias, tristezas, suas inquietações e claro, sobre a sua célula, e pode ter certeza de que ele vai te responder. Assim como Jesus, Moisés também tinha este costume de retirar-se para conversar com Deus: “Moisés subiu ao monte para falar com Deus” (Ex 19,3).

A oração é primeira e especialmente um “diálogo”, uma conversa entre “Deus e você” e pode-se abrir um leque também para os problemas que você pode levar pra Ele. Assim como Moisés fazia, levando as dificuldades que encontrava na sua comunidade para obter respostas de Javé. Neste sentido de oração ser especialmente um diálogo, você pode ter como comparação a belíssima imagem de Deus e o primeiro homem, que todas as tardes se encontravam para conversar no jardim do Éden (Gn 3,8-9). Na oração é sempre Deus que toma a iniciativa de nos chamar: “onde estás”? pergunta o Senhor para o homem, ele responde e se inicia a conversa. Deus na pessoa de Jesus aprofunda este sentido de oração e te convida para um relacionamento mais íntimo ainda, te convida para entrar na sua casa, no seu coração: “Escute: Eu estou à sua porta e bato, se você ouvir a minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa, e nós jantaremos juntos” (Ap 3,20). O jantar aqui na Sagrada Escritura é o símbolo da maior intimidade que se poderia ter entre as pessoas. Jesus quer então, através da oração ser muito íntimo de você, saber de você, “como você está”? NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE! Tire tempo para a oração!

Orar te faz bem, relaxa, descansa, desestressa, põe a cabeça no lugar (reorganiza os pensamentos) e muito especialmente Deus te dá orientações sobre todos os aspectos de sua vida.  Importante também você saber que, trabalhar na Igreja não é a mesma coisa que ter tempo para a oração. Muita gente acha que pelo fato de estar trabalhando, fazendo algum tipo de pastoral na Igreja já seria considerado como oração. Não! Os nossos bispos através da CNBB têm alertado os fiéis, através das novas Diretrizes Gerais de Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019-2023: “É preciso superar a ideia de que o agir já é uma forma de oração. Quando confundimos agir com rezar, chagamos a abreviar ou dispensar os tempos de oração e de contemplação. Quando reduzimos tudo ao fazer, corremos o risco de nos contentar apenas com reuniões, planejamentos e eventos. Estes eventos são importantes no cotidiano pastoral, mas não substituem a vida de oração…, muitas atividades podem facilmente levar os cristãos a caírem em tentações como ativismo, vaidade, e desejo de poder” (DGAE- N- 97)

Perguntas

1. Você costuma ter tempo para estar “a sós com Deus”?
2. Tenho aceitado o convite de Jesus para entrar na minha casa, no meu coração?

Entrega

Nesta etapa da célula é muito importante recordar que cada membro é um discípulo e missionário, conforme a nossa “visão celular” e que devemos ao longo da semana evangelizar nas mais diversas formas que existe para se evangelizar, especialmente através do testemunho e com os seus Oikos.