Seja bem-vindo!
•
Coronel Fabriciano, 03 de dezembro de 2024
•
Siga nossas Redes Sociais
1. As primeiras casas no Morro:
A comunidade do Morro Padre Rocha situada no Bairro São Domingos, iniciou após a enchente de 1979 que desabrigou muitas famílias que moravam a beira do ribeirão, na atual Avenida Vitória Régia. Com a doação de terrenos, as primeiras casas surgiram no morro.
MORRO PADRE ROCHA (BAIRRO SÃO DOMINGOS) – COMUNIDADE “SANTÍSSIMA TRINDADE”
2. A ajuda da Igreja (Padre Alfredo):
A partir daí, as famílias começaram a receber visitas e ajuda de pessoas da Paróquia do Melo Viana, especialmente do Padre Alfredo que levava pães todas as quarta-feiras, pela manhã e celebrava, na parte de tarde.
3. Os Padres Xaverianos e o nascimento do primeiro grupo de reflexão no Morro.
Os Padres Romeu, Sandro e Lino (Xaverianos) continuaram o trabalho iniciado pelo Padre Alfredo e com isso as pessoas foram se organizando. Surgiu o primeiro grupo de reflexão no morro. Ele foi organizado por Dona Nilza e Dona Branca, ambas empenhadas em levar a Palavra de Deus aos menos favorecidos.
4. As primeiras celebrações e o enfraquecimento dos grupos de reflexão.
Iniciou-se também as primeiras celebrações realizadas pelo Padre Romeu e, na ausência dele, pelos Srs Raimundo e Bel. Com a saída de Dona Branca e de Dona Nilza, do morro, os grupos enfraqueceram e as reflexões, assim como as celebrações, deixaram de acontecer.
5. A chegada das Irmãs da Providência de Santo André no Bairro São Domingos.
A abertura da Casa da Partilha (uma divisão da Entidade Crianças do Mundo), em novembro de 1996, com a presença, no meio de nós, das Irmãs da Providência de Santo André (Irmã Andréia, Irmã Laurent e Irmã Nicole), ofereceu ao morro, um espaço de atendimento e de fraternidade que ajudou muito em nosso dia-a-dia.
6. A preparação do XI Intereclesial de CEBs e a retomada do grupo de reflexão:
A partir das reflexões em preparação ao XI Intereclesial das Comunidades de Base, nasceu o desejo de retornar com os grupos de reflexão no morro. As Irmãs Laurent e Cristina, juntamente, com o casal Antônio e Conceição, começaram a se reunir no dia 21 de Abril de 2003. Surgia então, o grupo “Mãos Unidas” que, até nos dias atuais mantém seus encontros semanais.
7. O sonho de fazer renascer a comunidade e as celebrações no Morro:
O grupo “Mãos Unidas”, ainda mantinha acesa a esperança de retornar com as celebrações realizadas uma vez por mês. Unidos pela força do Espírito, Santo, procuraram o Padre Gino que concordou prontamente e realizou a primeira Missa mensal, no dia 21 de outubro de 2003, ao ar livre, na pracinha perto da casa da Tereza.
8. O nascimento da Pastoral da Criança no Morro Padre Rocha:
No início do ano 2005, começou a Pastoral da Criança, no Bairro São Domingos. Logo, Irmã Nicole, junto com Tereza e Rosimeire começaram a cadastrar as crianças de famílias do morro. A primeira celebração da vida (pesagem das crianças) aconteceu no mês de março de 2005, no salão da Igreja São Domingos.
9. A compra do lote para construir a Igreja:
Em junho de 2005, Padre Gino comprou uma casa em construção, e logo começou a construção da Igreja. Em grupo foi escolhido o nome da nova comunidade que foi confiada à proteção da Santíssima Trindade.
Fotos da construção e limpeza da Igreja
10. A inauguração da Igreja Santíssima Trindade:
A nossa igreja foi inaugurada, no dia 04 de julho de 2006, por nosso Bispo Dom Odilon e a presença dos Padres Xaverianos Padre Gino, Padre Giovanelli, Padre Serra, Padre Camillo mais dois outros Padres da Congregação Xaveriana, de passagem na Paróquia Santo Antônio.
Tudo isso representou uma grande alegria para a Comunidade que, através de pessoas simples, mas unidas, conseguiu a realização de um sonho: ter Deus morando no meio do povo.
11. A organização da comunidade:
ALGUMAS FOTOS DO MORRO E DA COMUNIDADE
VIDA, LUTA E FÉ DO POVO
Nós viemos de Cachoeira Escura em 1970 para morar em Melo Viana, na Avenida Geraldo Inácio. De lá, nos mudamos para o Caladão. Voltamos para o Melo Viana e de novo fomos ao Caladão. Em 1979, no dia 24 de março viemos morar no Bairro São Domingos, na Avenida Vitória Régia, perto do ribeirão. Não tinha luz nem água. Tiramos a água do ribeirão. Era água limpa. Tirei também muita areia de lá para vender. Em 1979, houve uma grande enchente. Em Caratinga e em Ipatinga morreram muitas pessoas. Choveu muito tempo. Nós tivemos que sair das casas. Fomos abrigados no Grupo (Escola Silvino Pereira), durante oito dias. Depois tivemos que sair para liberar as salas da escola para os alunos. Sr Bonfá nos deu um lote aqui no Morro Padre Rocha para morar. Aqui era só pastagem. Nós fomos os primeiros moradores do morro.
Ana do Sr Hanibre
Realização do documento: Irmã Nicole
AGRADECIMENTO
Se a inauguração de nossa igreja Santíssima Trindade foi a realização de um antigo sonho, não nos esquecemos que isto foi o fruto de um longo trabalho de apóio e de conscientização, com a caridade do padre Alfredo, o ardor missionário dos Padres Romeo, Sandro e Camillo, a teimosia pelo reino do Padre Gino. Desde 2006, a força e a solicitude dos padres Giovanelli, Cláudio e depois Lau e Miguel nunca falharam; pelo contrário, sempre sentimos o carinho e a dedicação especial para nossa pequena comunidade. Agradecemos de coração a toda a Família Xaveriana e a cada um dos padres pessoalmente, desejando muita alegria e felicidade na nova Paróquia.
A Comunidade Santíssima Trindade
Irmã Laurent