Seja bem-vindo!
•
Coronel Fabriciano, 21 de novembro de 2024
•
Siga nossas Redes Sociais
A Paróquia Santo Antônio teve início com o Decreto de 20 de janeiro de 1963. Dom Oscar de Oliveira, Arcebispo Metropolitano de Mariana assinou o decreto. Em Melo Viana atuava a Legião de Maria, Congregação Mariana e oito conferências de São Vicente de Paula com o Conselho particular Santo Antônio.
Aos quatro de julho de 1979, chega o Padre Alfredo Hernandes, Espanhol que, após uma temporada de entrosamento, aceita permanecer nesta paróquia, sozinho, pois os padres Américo e João vão embora.
20/10/1979 – Acontece a nomeação do Pe. Alfredo a vigário de Melo Viana.
22/02/1981 – Pe. Alfredo viaja para a Espanha para visitar os parentes. Esperava-se a sua volta mas…nunca mais, pois foi trabalhar na América Central.
Dom Mário Gurgel, no retiro que pregou em Curitiba, fez o pedido para que os Xaverianos assumissem paróquias da Diocese Itabira-Fabriciano.
O pedido foi aceito e aqui estão os Xaverianos desde 1981. Os primeiros Xaverianos que marcaram presença em Minas Gerais foram: Pe. Cosino Corigliano, Pe. Lorenza em São José do Goiabal de Dionísio.
Em 1981 a Província Xaveriana, assumiu as paróquias de Nova Era e Senador Melo Viana.
Em 01/03/1981 – Pe. Lino Ceci (Italiano), teve como missão a Paróquia Santo Antônio, embora estivesse escalado para assumir a Paróquia Bom Pastor, não pode devido o falecimento de Pe. Alfredo (Espanhol).
29/11/1981 – Chega do Paraná o Pe. Romeo Broto.
A Paróquia Santo Antônio era formada por seis comunidade urbanas e duas rurais.
Lino e Romeo decidem para melhor acompanhar os bairros, dividir tarefas.
Lino:
Romeo:
Em abril de 1983 foi constituída a Diretoria para construção da nova Igreja Matriz de Melo Viana.
Em fevereiro de 1984 e meados de março de 1985, chegam os padres Sandro Sacchetti e Camilo Didoné.
Em novembro de 1984 foi abençoada a pedra fundamental da nova igreja com a presença de Dom Lara.
Em 1986 foi amadurecida a idéia de criar novas comunidades.
Com espaço próprio, serviço e ministérios, sentiu a necessidade de fazer da Paróquia uma rede de Comunidades. Apartir daí começaram as construções das diversas comunidades….